quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O NASCIMENTO E O CORPO DE JESUS

Num curioso trabalho que nos apresentou, ilustre companheiro de lides-espíritas procura solucionar o problema do nascimento virginal de Jesus e da natureza do seu corpo. Apoia-se nos textos bíblicos e evangélicos, chegando à conclusão de que Jesus foi gerado por influência divina, mas o seu corpo era carnal, de natureza humana. Encontrou assim um meio termo entre o Jesus mitológico dos roustainistas e o Jesus histórico do Espiritismo. Acontece, porém, que os bíblicos, e mesmo os evangélicos (que só artificialmente se incluem na Bíblia) só oferecem segurança, nesse caso, para os cristãos dogmáticos, sujeitos a fé cega e à tradição textolátrica, ou seja, à adoração dos textos.

O nascimento virginal não é um dogma cristão, mas mitológico. Toda a mitologia grega e romana, que mais influíram na redação dos Evangelhos, bem como as demais mitologias dos povos antigos, estão cheias de homens-deuses que nasceram de virgens ou de mulheres casadas que coabitaram com deuses. A mitologia chinesa é também repleta de nascimentos virginais e miraculosos, a começar de Fo-Hi, o primeiro e lendário imperador da China. Teseu, o rei grego que entrou no Labirinto para matar o Minotauro, era filho de Netuno, e Pitágoras, o filósofo, era filho do deus Apolo.

Sudodana, rei de Magada, na Índia, casou-se com a jovem Maya Devi. Antes de coabitarem, a virgem concebeu o Buda, sob influência celeste. Os Evangelhos de Mateus e de Lucas oferecem-nos a versão cristã dessa lenda universal, contando o nascimento virginal de Jesus. Mas, o Evangelho de Marcos, que é o primeiro, apesar de estar em segundo lugar no texto canônico, e o Evangelho de João, que é o último, não se referem a esse fato miraculoso. Por outro lado, as cartas de Paulo, anteriores à elaboração dos Evangelhos que conhecemos, não fazem nenhuma referência a respeito.

Os estudos e as pesquisas de Mitologia e Etnologia, bem como de História das Religiões, provaram exaustivamente a origem agrária do mito do nascimento virginal. Isso levou Arthur Drews a escrever o seu famoso livro: “Jesus Cristo é um Mito”. As civilizações agrárias foram dominadas pelo mito solar. Na Ásia e na Europa o Inverno era considerado uma estação nefasta, pois os campos eram sepultados sobre a neve. Mas, passado o Inverno surgia no céu a constelação da Virgem, que dava nascimento ao Sol, o Messias, ou seja, o que trazia de nôvo as messes, as colheitas, a vida e a fartura. Assim, o Messias nascia da Virgem, que era virge mantes, durante e após o parto.

Os grandes estudos sobre a origem do Cristianismo, realizados através de sérias pesquisas, desde Renan até hoje, por professores universitários independentes, não filiados a nenhuma Igreja, provaram de sobejo que os Evangelhos sofreram a influência mitológica, dominante na época em que foram redigidos. Veja-se, por exemplo, a obra grandiosa de Charles Guignebert, na França. Isso, porém, não diminui o valor dos Evangelhos, mesmo porque a influência mitológica é facilmente identificada nos textos. Foi por isso que Kardec, ao elaborar “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, dividiu os textos em cinco partes, interessando-se apenas pela que nos apresenta o ensino moral de Jesus.

O grande milagre dos Evangelhos não está relatado nos textos. É o milagre da unidade, sem contradições, do ensino moral em todos eles. Fora desse campo os Evangelhos se contradizem e favorecem interpretações diversas. A Bíblia coleção de livros hebraicos muito anteriores aos Evangelhos, está ainda mais fortemente influenciada pela Mitologia. Apesar disso, representa valioso acervo de revelações espirituais, constituindo em seu conjunto a primeira revelação do ciclo do Cristianismo. Os espíritas não podem rejeitar a Bíblia, mas devem encára-la no seu verdadeiro sentido e da sua perspectiva histórica, sabendo entendê-la, bem como aos Evangelhos, segundo o espírito, e não segundo a letra.

A Mitologia não é uma criação imaginária dos homens. “O Livro dos Espíritos” nos mostra que ela se fundava na mediunidade. Mas, os tempos mitológicos eram obscuros e os fatos mediúnicos mal interpretados. Daí as superstições e os absurdos que os marcaram. As religiões posteriores, inclusive as que nasceram do Cristianismo, herdaram essa carga de absurdos. O mito do nascimento virginal infiltrou-se no Cristianismo primitivo e levou com ele o mito do corpo fluídico de Jesus. O Espiritismo vem esclarecer esses problemas e por isso Kardec nos apresentou uma concepção humana de Jesus, desmitificou a Virgem Mãe e lhe deu a grandeza real da maternidade natural, ao mesmo tempo que confirmou a natureza humana de Jesus. O Cristianismo não pertence á Mitologia, mas à História.

Assim, na Doutrina Espírita o problema do nascimento virginal e do corpo de Jesus já foi solucionado. Basta a leitura atenta d’ “O Livro dos Espíritos”, d’ “Evangelho Segundo o Espiritismo”, do capítulo 15 d’ “O Livro dos Médiuns” e do “Estudo sobre a natureza do Cristo”, em “A Gênese”, para se ver que a Doutrina considera Jesus como um Espírito Sublime que praticou a suprema abnegação de tomar a condição humana na Terra para ajudar a Humanidade. Nenhuma outra explicação poderia honrar o Mestre. A teoria do corpo fluídico é contraditória. (Roustaing refere-se a uma espécie de carne refinada e nesse caso não precisaria falar em corpo fluídico). Além disso, atenta contra a nobreza do Mestre, reduzindo-o a uma espécie de farsante espiritual. A teoria da pseudociese inclui a Virgem Maria na galeria patológica das histéricas. A teoria da fecundação artificial (vinda do plano espiritual) transfere para os espíritos Superiores os preconceitos humanos sobre as funções genésicas. Toda tentativa de negar o que o Cristo afirmou dele mesmo, como filho de Deus e filho do Homem, cai no ridículo.

Há um pequeno livro de Pierre Saintyves, “As Virgens Mães e os Nascimentos Miraculosos”, traduzido por Gastão Pereira da Silva, que oferece uma visão panorâmica do mito em linguagem popular e devia ser lido por todos os que se interessam pelo problema do nascimento de Jesus, e mesmo pela questão do corpo de Jesus. O autor não é espírita, nem o tradutor. Mas, nos oferecem um resumo dos resultados de pesquisas independentes sobre o tema, que na verdade interessa a todas as religiões, já que o mito da Virgem Mãe é universal. Para os espíritas há o interesse particular da concordância dessas conclusões com a posição doutrinária a respeito.

Faz-se grande alarde sobre o desaparecimento do corpo de Jesus do túmulo. Mas, não será dois mil anos depois que iremos encontrar a explicação do fato. As condições políticas de Jerusalém no tempo eram bem mais confusas e agitadas do que hoje. Há várias hipóteses perfeitamente plausíveis a respeito, mas todas são apenas hipóteses. O que nos interessa no caso é a lição moral que dele decorre: todos os túmulos estão vazios. Foi a última e decisiva lição que Jesus nos deu através do seu corpo. Outros alegam que as aparições de Jesus após a morte foram todas em corpo carnal. Mas, acaso não sabemos que as materializações podem ter aparência tão concretas que alguns cientistas se desinteressaram da pesquisa por acharem o fenômeno demasiado real? As materializações completas podem falar, comer, respirar como qualquer criatura de carne e osso, como o provaram as experiências de Crookes e Richet, além de outros.

No momento em que a cultura humana, segundo as previsões dos Espíritos, dá um salto em direção ao Espiritismo, ao invés de cuidarmos dos problemas culturais da Doutrina queremos regredir ao tempo mitológico? Em lugar de examinar os pontos de contato, cada vez mais numerosos, que se estabelecem entre as Ciências da Matéria e as Ciências do Espírito, queremos voltar aos debates teológicos da Idade Média? Os outros avançam e nós recuamos? Já está na hora de deixarmos de especulações estéreis e ilusórias. Temos muita coisa produtiva e séria pela frente, exigindo a nossa atenção. Cuidemos delas, preparando a fusão iminente da Ciência com o Espiritismo, pela qual estamos esperando há um século.


J. Herculano Pires

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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008



"3 VIDAS" (Drama)
O que uma escrava em 1875, uma bailarina em 1930 e uma hippie em 1971 podem ter em comum?
A história tripla aborda temas como reencarnação, racismo, escravatura, casamento arranjado, virgindade, drogas, aborto, abandono de filhos, criação irresponsável. E a ópera "Carmen", de Bizet, marca momentos importantes nas 3 épocas.
3 vidas: Se não podemos mudar o passado, podemos trabalhar por um presente e um futuro mais positivo.

Teatro do Sesi – Jardim da Penha - Vitória – ES
Dias 15 /03/08 (sáb.) - 20:00h
Preço: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Promoção para ingressos antecipados: R$ 10,00
Realização: Grupo Anima de Teatro Espírita




"UM REINO QUASE PERFEITO" (Infantil)
Nasce o príncipe Evaristo, filho do Rei Epaminondas e da Rainha Amarilis. O Rei resolve transformar seu reino em um local perfeito para seu filho crescer.
Mas como tornar perfeito um lugar com conselheiros ardilosos, uma cozinheira mal humorada, um guarda medroso, um bobo da corte sem graça, um mordomo velho e lento e mensageiros gêmeos que aprontam todo o tempo? Confusões, trapalhadas, sustos, pesadelos e muitas risadas fazem parte desta história.
Direcionada ao público infanto-juvenil, a peça trata, de forma bem humorada, da tolerância com o próximo e do esforço individual para construção de uma causa comum.

Teatro do Sesi – Jardim da Penha - Vitória – ES
Dias 01/03/08 e 02/03/08 (sáb. e dom.) - 16:00h
Teatro Municipal de Vila Velha - ES
Dias 06/04/08 (dom.) - 16:00h
Preço: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Promoção para ingressos antecipados: R$ 5,00

Realização: Grupo Anima de Teatro Espírita

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ESTUDOS - EDUCAÇÃO MEDIÚNICA


FRATERNIDADE ESPÍRITA CHICO XAVIER

DEPARTAMENTO MEDIÚNICO
=ESTUDOS=
EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

Via Paltalk
O programa de áudio-vídeo-conferência
Paltalk pode ser baixado no site www.paltalk.com

INÍCIO: 14/03/2008
HORÁRIO: 20h30 ÁS 22h:00

PROPÓSITO:
Estudo da mediunidade como Ciência Espírita, possibilitando melhor conhecimento de sua funcionalidade e aplicação, sob orientação aos princípios da Codificação proposta por Allan Kardec.

Este estudo não tem como meta formar
ou capacitar médiuns para as atividades mediúnicas

Informações :
guimarães_ab.vix@oi.com.br
fecxavier@yahoo.com.br
Assunto : Educação Mediúnica/Curso



Obras adotadas :

- O Livro dos Médiuns (Allan KardeC)

-Técnica da Mediunidade (Carlos Torres Pastorino)

- Diversidade dos Carismas (Hermínio Correa de Miranda)

- Mecanismo da Mediunidade (André Luiz/Chico Xavier)

- Estudando a Mediunidade (Martins Peralva)

- Passes e Radiações (Edgard Armond)

- Missionários da Luz (André Luiz/Chico Xavier)

- Transe e Mediunidade (Lamartine Palhano JR.)

PROGRAMA

Técnicas da Mediunidade

ELETRICIDADE
Vibração, Período, Freqüência, Onda
freqüência” dos pensamentos
Corrente, Medidas
Correntes de Pensamentos
Ondas “amortecidas”
Preces não atendidas
Indutância
Momentos de “silêncio”
Onda eletromagnética
Corrente elétrica
Pensamento positivo e negativo
Corrente contínua e alternada
Pensamento firme ou inseguro
Campo Elétrico
Linha de força
A Sala da Reunião
Condensador
Os médiuns
Acumulador
Bateria
A Mesa da Reunião
Eletricidade estática
O corpo humano
Indução
O “encosto”
As “Pontas”
Os passes
Correntes - O Abastecimento
Ligação com o “Alto”
Intensidade
Ligação com os espíritos
Resistências: Impedância
Resistência dos médiuns
Corrente parasita
Formação da mesa mediúnica
Potencial - Ligação em série
Potencial - Ligação em paralelo
Círculo fechado
Potência elétrica
Energia despendida pelos médiuns
Transformador
Os não-médiuns1
Retificador
Telemediunidade1
Ionte
Ambiente da sessão
Válvula
O “Corpo Pineal”
Transmissão e Recepção
Funcionamento físico da mediunidade
“Imagem”
Elevação de sentimentos7
“Fading”
Vigilância dos médiuns7
Interferência
Espíritos perturbadores

MAGNETISMO
O magneto
Magnetismo humano
Processos de imantação
Tipos de mediunidade
Imãs permanentes e temporários
Duração da mediunidade
Pólos
As mãos do médium
Atração e repulsão
Corrente mediúnica
Massa magnética
Passes e ligações espirituais
Campo magnético
Afinidades dos médiuns
Propriedades do campo
Influências recíprocas
Linhas de força - Espectro magnético
Bondade efetiva
Fenômenos eletromagnéticos
Corrente mediúnica e concentração

EDUCAÇÃO MEDIÚNICA
CONCEITO DE MEDIUNIDADE
O MÉDIUM
MEDIUNIDADE E SENSIBILIDADE
FENÔMENOS MISTOS
FENÔMENO MEDIÚNICO PURO?
INCORPORAÇÃO?
O TRANSE
O ÊXTASE
AURA
DESENVOLVIMENTO
DIVERSIDADES DOS CARISMAS
TEMPERAMENTO
A FACULDADE DOMINANTE
LIXO MENTAL
ASSÉDIOS
O MÉDIUM EM AÇÃO
PSICOGRAFIA
PSICOFONIA
GRADAÇÕES DE PASSIVIDADE
RESPONSABILIADES MEDIÚNICA
A PSICOFONIA EM AÇÃO
DESENROLA-SE O TRABALHO
INTERINDEPENDÊNCIA DAS MENTES





quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008




Começa amanhã dia 02/02/2008 o 28º Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo (Emees), que acontece de 2 a 5 de fevereiro de 2008 no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-ES), em Vitória.

Este ano, o tema do encontro será "Sede Perfeitos", orientação dada por Jesus que será estudada à luz da Doutrina Espírita, a partir de reflexões sobre temas importantes do cotidiano jovem.

As atividades de cada dia serão norteadas por subtemas: "Aprender a ser" , "Aprender a conhecer", "Aprender a conviver", "Aprender a fazer".

Neste periodo, as salas do CEFET-ES transfomaram-se em alojamentos para 500 pessoas, entre jovens, trabalhadores e cordenadores de juventudes.

O objetivo do evento é resgatar a vivência cristã e os ensinamentos continos no triplice aspecto da Doutrina Espírita: ciência, filosofia e religião.

Para os cordenadores também estão sendo preparados momentos especiais de estudo e reflexão previstos na programação do 5º Seminário de Coordenadores e Evangelizadores de Mocidade, que acontece durante o Emees.

Fonte: Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES).