11 Anos de História



HISTÓRIA DA FRATERNIDADE ESPÍRITA CHICO XAVIER 




Lucimar de Souza Barbosa, moradora do bairro Vale Encantado em Vila Velha, sempre defendeu que sua comunidade necessitava de uma Casa Espírita. Em conversa com Alba Lucinia Silva Querubino, expôs sua idéia, e as duas começaram a articular a possível criação de uma casa Espirita. Conversaram com Lucio Rocha Barbosa e Allan Kardec de Faria e Silva, que também aderiram ao projeto.
Convocaram algumas pessoas, amigos e simpatizantes da doutrina para uma reunião em 25/07/2002, no terraço da casa de Lucimar, com o objetivo de discutirem a possibilidade da Fundação de um Grupo espírita no Bairro Vale Encantado.
Durante a reunião houve uma ampla discussão sobre as providencias necessárias para a implantação do grupo. Alguns achavam muito difícil, principalmente em consegui um local para as reuniões, outros mais entusiasmados achavam que as dificuldades iniciais seriam naturalmente superadas.


Lucimar coloca a disposição do grupo um ponto comercial de sua propriedade, que poderia ser usado provisoriamente pelo grupo, e informa que conversou com Luis Carlos Laranja, que era proprietário de vários lotes no bairro, e este se comprometeu a doar um terreno para a construção da futura sede do grupo. Não tinha como mais recuar, as coisas estavam se encaminhando de forma surpreendente, e a partir de agora o nascimento de uma nova casa espírita só dependia da coragem do grupo.
Foram feitos pequenos reparos no ponto comercial, e convocada uma segunda reunião . O grupo se reuniu, e resolveu fundar a FRATERNIDADE ESPÍRITA CHICO XAVIER, em homenagem a Chico Xavier que desencarnara dias antes em 30/06/20002.

Foi criada uma reunião às quintas-feiras para o estudo de "O Livro do Espíritos" e planejamento e estruturação da nova casa. Ficou decidido também que as reuniões doutrinárias seriam aos domingos às 18:00h.
Allan Kardec de Faria e Silva, foi eleito o primeiro presidente da Fraternidade, sendo escolhida Lucimar Souza Barbosa como Vice. A data oficial de fundação Casa ficou como 25/07/2002, pois foi neste dia que os fundadores da Fraternidade Espirita Chico Xavier se reuniram pela primeira vez.


No dia 25/08/2002, às 18:00h, é realizada a reunião Doutrinária inaugural da Fraternidade Espirita Chico Xavier, com a presença de vários companheiros do movimento Espirita, representantes das Casas, do CRE e da Federação . Na ocasião Jacira Abranches Leite e Dalva Silva Souza, presidente da FEEES, proferiram as palestras.